sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pescadores de Tainha



Anualmente, entre meados de maio e julho, os pescadores nativos da llha do Mel, no litoral do Paraná, reúnem-se à beira-mar para esperar a entrada das tainhas na Praia do Farol. A vigília é acompanhada por suas mulheres e filhos. Quando os cardumes se aproximam, os pescadores lançam as redes ao mar e festejam. Esse ritual pode ser visto na exposição fotográfica “Pescadores de tainha na Ilha do Mel”, de Leonardo Régnier, que abre amanhã, dia 9, às 11h, no Museu Oscar Niemeyer (MON).

“O documentário não é propriamente sobre a pesca da tainha. Também não é sobre a Ilha do Mel. De fato, é um documentário sobre pessoas, o modo como vivem e trabalham, suas lendas e crenças”, reflete Régnier. Percepção e análise semelhante teve a artista plástica e diretora do MON, Estela Sandrini. “Com sensibilidade e poesia eles revelam o lado humano, do cotidiano, da vida da comunidade, o convívio entre os nativos. Ao mesmo tempo em que documentam o elo de respeito e amor dos pescadores com o mar”.

O projeto foi iniciado em 2008, concluído dois anos depois, com a produção de novas imagens e depoimentos. Para chegar ao objetivo, os dois profissionais se integraram ao grupo por três temporadas, em curtas estadias de três dias, em média.


Serviço:
Exposição “Pescadores de tainha na Ilha do Mel”.
Abertura: 9 de abril, às 11h. Visitação: até 3 de julho de 2011.
Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999).
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h (venda de ingressos até 17h30).
Entrada: R$ 4,00 e R$ 2,00 para estudantes (com carteirinha).
Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino fundamental e médio, para crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.
Informações: (41) 3350-4400.

Um comentário:

  1. Obrigado pela divulgação.
    A mostra está muito bonita, vale a pena.
    Um abraço,
    Leonardo Régnier

    ResponderExcluir