quarta-feira, 21 de março de 2012

Bate papo com JORGE ZALSZUPIN no MON.



[MON abre mostra do designer polonês JORGE ZALSZUPIN

A mostra “Jorge Zalszupin: Arquitetura, design e reedição”, que reúne 44 peças de tiragem única e 13 unidades de reedição, entre poltronas, escrivaninhas, cadeiras e banquetas, será aberta nesta quinta-feira (22), às 20 horas, na Sala 6 do Museu Oscar Niemeyer (MON). A curadoria é de Consuelo Cornelsen.
Um pouco antes, às 19 horas, haverá um bate-papo com Zalszupin, Etel Carmona, Giceli Portela, Graça Bueno, Oswaldo Mellone e Sergio Campos no Auditório Poty Lazzarotto, no MON. A entrada é franca.

O artista polonês migrou para terras brasileiras após a Segunda Guerra Mundial. “Zalszupin imprimiu em suas obras o aconchego que encontrou no Brasil. É o bom estar no bem-estar”, afirma a diretora do MON, Estela Sandrini.
Na segunda metade do século 20, Zalszupin abriu a L'Atelier, em São Paulo, espaço no qual passou a projetar móveis em pequenas séries. Em pouco tempo, se tornou referência no design. “Aqui, os ventos da Era JK viabilizaram voos e assim se fizeram a Bossa Nova, o Cinema Novo e a arte de Jorge Zalszupin”, diz Sandrini, a respeito da modernidade do trabalho autoral do polonês radicado no Brasil.
Um documentário sobre o percurso de Zalszupzin, de aproximadamente 40 minutos, dirigido por Carlos Deiró, será projetado na Sala 6 até o dia 24 de junho, período em que a mostra estará em cartaz. “Mais que uma exposição, esta é uma homenagem ao grande artista e inventor, que vai comemorar os seus 90 anos em Curitiba”, diz a curadora Consuelo Cornelsen.
Serviço: mostra “Jorge Zalszupin: Arquitetura, design e reedição”

Abertura: quinta-feira, dia 22
Horário: 20 horas
Local: Sala 6 do Museu Oscar Niemeyer - R. Marechal Hermes, 999. - Centro Cívico
Entrada franca no dia da abertura e no primeiro domingo de cada mês] - texto retirado do site http://www.cidadao.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário