quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mulher Gorila contemporânea.



[ Sesc Paço da Liberdade convida:

MOSTRAVIDEO ITAÚ CULTURAL: SESSÃO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Nesta sessão, são exibidos filmes de estreia de jovens diretores brasileiros, cujos projetos foram realizados em empreitadas de recursos financeiros modestos, mas com autênticas pretensões poéticas. Obras nas quais a vivência do fazer cinematográfico se confunde com a experiência da vida e da viagem e em que a espontaneidade e a emergência permitem que comecemos a colher por aqui as novas histórias possíveis de um cinema digital.

A Fuga da Mulher Gorila | Felipe Bragança e Marina Meliande, Brasil, 2009, 82 min

Longa-metragem de estreia dos jovens cineastas Felipe Bragança e Marina Meliande, o filme foi rodado numa viagem de oito dias e conta a história de duas irmãs que atravessam as estradas do Rio de Janeiro em uma Kombi para apresentar uma atração circense de efeitos ópticos: o famoso truque da Mulher Gorila.

quinta, 18/8, às 19h30

**[Após a sessão, haverá um debate entre o diretor Felipe Bragança, a diretora da distribuidora Vitrine Filmes Silvia Cruz, e o curador Andre Costa.]**

Gratuito.

Mostravídeo Itaú Cultural - agosto

DESLOCAMENTOS E CARONAS

Uma forma trivial de olhar para os filmes brasileiros da mostra deste mês seria encarando todos eles como road movies. O dispositivo narrativo do deslocamento territorial dos personagens (e da equipe) explica o sentido das tramas e das viagens, mas não o sentido que este conjunto de filmes promove como possibilidades novas de organização da produção, de eleição de contextos dramáticos e de linguagens.

Colocar o cinema na estrada numa espécie de ação entre amigos, dispor das técnicas novas da diversificação do ponto de vista, eleger territórios inalienáveis e fazer o filme surgir a qualquer custo como destino final da jornada. No meio dessa empreitada, o cinema videográfico dá sempre carona a alguém que completa o jogo de espelhos e motiva outra viagem: um estranho, um louco afásico, a memória de um amigo morto, uma equipe de filmagem, o espectador, todos embarcam juntos nestas histórias narradas em câmeras digitais.

Andre Costa, curador; Tassia Quirino, assistente curatorial ] do mailing

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário