quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pelos Trilhos



O livro PELOS TRILHOS: PAISAGENS FERROVIÁRIAS DE CURITIBA e o site WWW.PELOSTRILHOS.NET trazem a público o resultado de um trabalho árduo e de uma pesquisa densa e com múltiplas perspectivas. Ambos, livro e site, são complementares, embora possam ser acessados de forma independente: a narrativa predominantemente textual do primeiro é complementada pela narrativa imagética do segundo e vice-versa. Para que possam ser acompanhados simultaneamente, livro e site têm um mesmo eixo e lógica narrativa: o deslocamento pelas linhas férreas Curitiba-Paranaguá e Curitiba-Rio Branco e através dos circuitos formados pelas edificações relacionadas à malha ferroviária. São um passeio textual e imagético através de paisagens e lugares que são fundantes da Curitiba de hoje e indispensáveis na compreensão de seu processo de ocupação, urbanização e de sua história.

O livro PELOS TRILHOS é de autoria de Dayana Zdebsky de Cordova (coordenadora do projeto), Aline Iubel, Fabiano Stoiev e Leco de Souza e editado pela Fundação Cultural de Curitiba. O site WWW.PELOSTRILHOS.NET é dos mesmos autores e disponibilizará gratuitamente para download, a partir da data de seu lançamento, o livro em formato virtual (pdf) e o RELATÓRIO DE PAISAGEM MATERIAL, de autoria dos arquitetos e urbanistas Gabriel Gallarza e Maria Baptista. Este último é um inventariado e análise de tendências arquitetônicas e urbanísticas que foi uma das bases da pesquisa e reflexões realizadas pelo restante da equipe do projeto.

O projeto PAISAGENS FERROVIÁRIAS DE CURITIBA foi realizado através do edital Identificação & Registro do Fundo Municipal de Cultura (Programa de Apoio e Incentivo à
Cultura – de âmbito municipal) e realizado ao longo do ano de 2010.

Memorial De Curitiba (mezanino do 1o. andar)
Rua Claudino dos Santos, 79 - Setor Histórico, Largo da Ordem
Curitiba (Curitiba, Brazil)
18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário