quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mostravideo Itaú Cultural



Em junho, a Mostravídeo continua a apresentar uma série de filmes que demonstram que a diversidade dos procedimentos e das práticas audiovisuais resulta em novas histórias e objetos a ser iluminados na sala escura.

Olhando para as variadas sessões deste mês, no entanto, podemos ainda imaginar uma especificidade: a de que as obras selecionadas, de alguma forma, tocam no sentido dos espaços comuns, compartilhados. O espaço social, o imaginado, o imaterial, o concreto e físico e o virtual desfilam por entre tênues linhas de delimitação.

O que é fruto da invenção imagética e o que advém de uma referência real se dissolve no cinema para gerar algo que somente no espaço da tela poderia se dar.

Andre Costa
curador

Tassia Quirino
assistente curatorial

PORTFÓLIO
quinta 30 às 19h30

Antek Walczak participou do coletivo Bernadette Corporation, no final dos anos 1990 em Nova York, cujo trabalho Get Rid Of Yourself foi exibido na Mostravídeo de abril. Sua produção videográfica individual surgiu durante um hiato nas realizações do coletivo. A imagem publicitária e suas relações com a moda, o capitalismo e a globalização são temas usuais de suas obras.


Dinasty
Antek Walczak, Estados Unidos, 1998, 50 min
O filme foi feito a partir de materiais abandonados do coletivo Bernadette Corporation, do qual o artista fazia parte. Vários esquetes são apresentados e sobrepostos a um texto com voz over , tecendo quatro histórias.


Paris from Behind
Antek Walczak, Estados Unidos, 1999, 25 min
Adaptação do conto policial A Carta Roubada , de Edgar Allan Poe, em que, propositadamente, é esquecida a premissa central da história: a carta em sua ausência é que prescreve toda a possibilidade da trama. Uma série de referências temáticas sobressai de forma sutil ao longo do filme, em que uma rede de pensamentos e impulsos descreve uma narrativa lúdica.

SESC Paço da Liberdade (Pç. Generoso Marques, 189 - Centro). Informações: (41) 3234-4200

GRATUITO

+ informações em:
http://mostravideoitaucultural.wordpress.com/emcuritiba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário