segunda-feira, 2 de maio de 2011

Filme, História e Pensamento



FILME, HISTÓRIA E PENSAMENTO

Ciclo de conferências acompanhado de exibição de filmes que oferece ao público interessado formação de repertório fílmico e contato com o trabalho de pesquisadores e profissionais amplamente reconhecidos. O projeto é resultante de ação conjunta do Paço da Liberdade Sesc Paraná, Curso de História - Memória e Imagem da Universidade Federal do Paraná e Cinemateca de Curitiba.

02 de maio (segunda-feira) = Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

18h30: Exibição do filme: Gaviões e Passarinhos (Uccellacci e uccellini, Píer Paolo Pasolini, Itália, 1966)

20h: Conferência com Mariarosaria Fabris. Tema: No meio do caminho, encontraram um corvo .


03 de maio (terça-feira) = Local: Sesc Paço da Liberdade (Pç. Generoso Marques, 189 - Centro)

10h: Palestra e bate-papo com Mariarosaria Fabris (USP) – Tema: Rio, 40 graus em seu diálogo com o neorrealismo: não há como negar que Nelson Pereira dos Santos realizou seu primeiro longa-metragem inspirando-se em produções da cinematografia italiana do pós-guerra. A pergunta que se coloca, no entanto, é a seguinte: com que obras Rio, 40 graus efetivamente dialogou? Com as realizações dos grandes mestres do neorrealismo ou com aquelas comédias que vicejaram à sombra da mais prestigiosa corrente do cinema italiano? Nos resultados alcançados pelo filme está a resposta a essa indagação.


Currículo resumido da conferencista:

Mariarosaria Fabris - Doutora em Artes (Cinema) pela Universidade de São Paulo, onde fez toda a sua carreira na área de Língua e Literatura Italiana. É autora dos livros Nelson Pereira dos Santos: um olhar neo-realista? (1994), O neo-realismo cinematográfico italiano: uma leitura (1996). Organizou a edição dos catálogos Esplendor de Visconti (2002) e Roberto Rossellini: do cinema e da televisão (2003) para o Centro Cultural São Paulo. Foi Presidente da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, para a qual coordenou, junto com outros autores, a publicação de cinco volumes (entre 2003 e 2005 e em 2011). Textos de sua autoria foram publicados em vários periódicos e em publicações coletivas no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário