terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Atavismo Conceitual de Mario de Alencar.




Abre nesta terça a partir das 19h, na GALERIA LÚDICA, a exposição de MARIO DE ALENCAR - "ATAVISMO CONCEITUAL".

Dá um check no release aqui em baixo e depois vai lá conferir as obras.

[Composta por 14 obras em técnicas diversas – pintura a óleo, pintura em aquarela, entalhe em madeira, colagem e linóleo gravura - produzidas ao longo do ano de 2010.

Mário de Alencar é reconhecido previamente por seu trabalho com montagem gráfica, cartazes de show e capas de disco, busca nesse novo conjunto de obras explorar o conceito de regressão cultural, partindo da definição biológica de atavismo como o reaparecimento de car
acterísticas ancestrais em novos indivíduos – tais como bebês que nascem com rabos vestigiais ou galinhas com dentes – com o intuito último de reafirmar no âmbito cultural expressões artísticas mais primitivas.

Do ponto de vista conceitual, podemos observar, na escolha dos elementos que compõem os quadros, símbolos fundadores da mitologia do homem contemporâneo. O soldado, o homem de negócios, a mulher objeto de desejo, as civilizações antigas, o cientista, os motores de carro e os animais são os protagonistas de histórias que compõem o imaginário do século vinte, colocando em cena pequenas situações da sociedade de consumo, da mesma forma que bisões e caçadores compunham cenas da vida do homem pré-histórico.

O jogo entre o primitivo e o moderno também aparece nas técnicas utilizadas: a colagem ressurge como forma de composição das aquarelas e da pintura a óleo enquanto mecanismo de apropriação e releitura dos símbolos das narrativas mitológicas. Isso faz com que formas reconhecidamente mais tradicionais sejam vistas sob uma ótica atual.] - texto do mailling do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário